Após um início de corrida rápido, que não deu grandes hipóteses aos candidatos a aventureiros, a principal fuga do dia surgiu ao quilómetro 34. Juntou na dianteira Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) e Fabricio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak).
Com o argentino a iniciar a etapa com o mesmo tempo do camisola amarela à partida, Daniel Moreira, a fuga colocava Crozzolo como camisola amarela virtual. Tanto mais que a diferença foi crescendo até 1m20s.
A equipa mista formada pela Tensai/Sambiental/Santa Marta e pela Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel assumiu as despesas da perseguição e conseguiu reduzir a diferença. Na segunda contagem de montanha do dia, a fuga seria anulada, ficando em cabeça de corrida um grupo com nove corredores, os mais fortes do pelotão, entre os quais Daniel Moreira,
Na aproximação à meta o pelotão voltaria a ficar compacto, nada que impedisse Daniel Moreira de selar o triunfo. O júnior de primeiro ano impôs-se ao sprint, diante de Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e de Fabricio Crozzolo.
Contas feitas, Daniel Moreira conquistou a classificação geral, com o mesmo tempo dos três corredores que ocuparam os lugares imediatos: Tiago Santos, Juan Hermosa (Recambios Callejo) e Fabricio Crozzolo.
Todas as classificações foram vencidas por aqueles que entraram na frente na derradeira etapa. Tiago Santos ganhou a montanha, Fabricio Crozzolo impôs-se nos pontos e Daniel Moreira juntou a juventude e a classificação dos minhotos à geral individual. Por equipas triunfaram os espanhóis da Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak.