O programa tem início pelas 17h30, com a instalação do ‘Banco do Peregrino’, em frente à Rotunda do Cervo. Trata-se de um local de passagem de milhares de peregrinos, no qual podem desfrutar do slogan de ‘Cerveira, Vila das Artes’ e um dos seus elementos identitários, contemplando de perto a escultura de Zadok Ben-David, ‘O Cervo’, e lá bem no alto do Monte da Sr.ª da Encarnação a escultura do Mestre José Rodrigues, ‘O Cervo’, além de toda a beleza envolvente aos jardins verdes e bem cuidados de Vila Nova de Cerveira.
Segue-se, às 18h30, uma visita ao centro histórico, com paragem e um breve enquadramento sobre o Hospital Antigo do Peregrino, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, e que prestava o habitual auxílio aos mais desfavorecidos, mas também aos peregrinos que por ali passavam.
Pelas 19h30 está previsto um Convívio Peregrino com um momento musical, a decorrer no Jardim Solar dos Castros, que culmina com um Chá do Peregrino e Conversa sobre ‘Cerveira Vila de Caminhos’ com Lourenço de Almada, na Biblioteca Municipal, pelas 21h00. Pesquisador de caminhos e traçados, antigos e culturais, para rotas temáticas, Lourenço de Almada é ainda orientador e lecionador de cursos sobre caminhos de Santiago, a sua história, traçado e organização preparatória de peregrinações a pé, de bicicleta e a cavalo na atualidade.
O concelho de Vila Nova de Cerveira tem 14,4kms do Caminho Português da Costa, devidamente sinalizados, com uma parte do percurso a passar no centro histórico, onde frequentemente se veem peregrinos a descansar ou desfrutar dos pontos de interesse.