FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

14 Jul 2023

Festa mais doce do concelho de Monção realiza-se este fim de semana

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Festa da Rosca e do Papudo decorre este fim de semana, 15 e 16 de julho, na Praça de Nossa Senhora dos Milagres, em Cambeses, visando a divulgação, promoção e comercialização daquele produto típico da doçaria monçanense que, em 2019, foi distinguida como uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”.

Com abertura marcada para as 18h15, a Festa da Rosca e do Papudo será antecedida pela inauguração da nova Praça de Nossa Senhora dos Milagres, cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda. A requalificação possibilitou a regeneração urbanística daquele espaço singular, localizado nas traseiras do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, transmitindo-lhe maior funcionalidade e atratividade.

Além de provas de vinhos dos rótulos produzidos na freguesia (Cortinha Velha e Quinta de Requesende), a festa mais doce do concelho de Monção será palco de grande animação e convivência, estando prevista a realização de um workshop sobre a confeção da rosca e do papudo, no domingo, pelas 10h30, bem como atuações de diversos agrupamentos musicais.

No sábado, o grupo de bombos “Os Toca a Bombar” (16h30) abre o certame, dando passo, ao longo da tarde e noite, ao Coro de Nossa Senhora dos Milagres (16h50), à Banda Juvenil da Banda Musical de Monção (18h30), ao Grupo Popular “Os Teimosos” (21h30), e ao Grupo de Metais “Monção Brass” (22h30).

No domingo, sobem ao palco o Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe (17h00), seguindo-se Joana e Lucas (18h00) e Grupo “6 tás 9” (21h00). Antes, decorrem atividades lúdicas promovidas pela Subzone – Academia de Tiro com Arco (11h00) e Escola de Dança Sismaterz Dance Studio (15h30)

No regresso da Feira da Rosca e do Papudo, cuja última edição teve lugar em 2019, os munícipes e visitantes podem deliciar-se com as roscas e papudos tradicionais e, também, com as tendências inovadoras de confecionar o produto, feitas à base de vinho Alvarinho, canela e chocolate.

Com as novas abordagens, que tem ganho afeto dos comensais e expressividade comercial, este doce típico do nosso concelho amplia a sua imagem e oferta, permitindo chegar a um público cada vez mais diversificado.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts