As galas de abertura e encerramento, com a presença dos grupos de todos os países, decorrem em Monção, no recinto do Campo da Feira, nos dias 30 de julho e 6 de agosto, estando previsto um espetáculo em Ponte do Mouro, Barbeita, com grupos de 4 países, no dia 29 de julho.
Em Monção, decorrerá, também, a receção oficial aos grupos participantes, no Museu Alvarinho, no dia 31 de julho, segunda-feira, bem como o desfile de todos os grupos pela feira semanal e ruas do centro histórico, no dia 3 de agosto, quinta-feira.
Nos 9 dias de festival, os elementos dos grupos participantes, mais de três centenas, e os voluntários, perto de 120, ficam alojados na EB 2.3 de Monção, em camas individuais colocadas nas salas de aulas. A alimentação é assegurada pelas funcionárias do Município de Monção.
Reconhecido pelo CIOFF desde 2006, todos os espetáculos são gratuitos, tendo início às 22h00. “Destinado a proporcionar momentos de prazer visual e musical a milhares de pessoas, a edição deste ano promete, mais uma vez, encher de colorido e alegria a região do Alto Minho e da Galiza” descreve a autarquia.
Este evento multicultural assume-se como um encontro de culturas e partilha de música, dança e afetos.
“O Folk Monção “O Mundo a Dançar” Nas palavras do presidente da Câmara, o “O Folk Monção “O Mundo a Dançar” constitui um momento extraordinário de música e dança, representando uma maior proximidade entre os povos dos cinco continentes, através da diversidade cultural e da partilha de ideias, valores e conhecimentos”.