A cerimónia decorreu no Hostal de los Reyes Católicos, em Santiago de Compostela, no âmbito do XXVII Capitulo General da Orden del Camino de Santiago.
Esta distinção pretende reconhecer o trabalho de promoção e difusão do Caminho Português para Santiago, bem como os valores do Apóstolo Santiago, proporcionados pelo Município de Valença.
A par destes dois valencianos foram instituídos 39 novos cavaleiros, e damas, da ordem, oriundos de vários países.
Recorde-se que António Sampaio da Nóvoa nasceu em Valença, em 1954. Entre 2018 e 2021 foi o representante permanente de Portugal junto da UNESCO. Em 2016, foi candidato independente às eleições presidenciais. Entre diversos cargos, António Sampaio da Nóvoa foi, também, Reitor da Universidade de Lisboa.
A investidura de José Manuel Carpinteira e de Sampaio da Nóvoa reforça, também, a aposta que o Município de Valença tem feito no sentido de valorizar os Caminhos como um dos baluartes turísticos e culturais de Valença, que traz, à nossa cidade, cerca de 100.000 peregrinos por ano, dinamizando, assim, a economia local e a projeção de Valença enquanto destino emblemático dos Caminhos de Santiago.
Já a Orden del Camino de Santiago tem por objetivo promover os valores universais do caminho, em especial o esforço, a solidariedade, a hospitalidade e a generosidade. Esta ordem conta com 1518 damas e cavaleiros, oriundos de 37 países.