FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

31 Jul 2023

“O Mundo a Dançar” em Paredes de Coura com folclore da Argentina, Bolívia, Taiti e Ucrânia

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O rico folclore da Argentina, Bolívia, Taiti e Ucrânia é nos trazido esta segunda-feira, último dia do mês de julho, pelo ‘O Mundo a Dançar’ ao Largo Visconde de Mozelos, em pleno centro da vila de Paredes de Coura, junto à Câmara Municipal.

O espetáculo começa às 22h00, de entrada livre, e é uma bonita forma de darmos o ‘olá’ ao mês de agosto, que com ele a nossa vila ganha um outro colorido, reunindo milhares de pessoas que nos visitam entre as quais os muitos filhos que um dia tiveram que partir para o exterior na procura de dias melhores.

Como habitualmente, ‘O Mundo a Dançar’ – Festival Internacional de Folclore é das iniciativas que ano após ano merece particular destaque e este ano traz até nós formações da Argentina, Bolívia, Taiti e Ucrânia. Assim, esta segunda-feira está reservada para os tons e sons de algum do melhor folclore do Mundo, como também nos dá a conhecer as músicas, danças, coreografias, trajes e o encanto de culturas mais distantes.

Pelo palco instalado no Largo Visconde de Mozelos, junto à Câmara Municipal, vão passar os argentinos do Ballet Folklórico Latino-americano Santiago del Estero, os bolivianos do Ballet Folklórico de La Paz, os taitianos do Hei Show Tahiti ‘Ori e os ucranianos do Poltava Ensemble of Song, Music and Dance.

Curiosamente, este grupo ucraniano nasceu no Canadá. Com mais de 50 elementos, o repertório do Poltava Ensemble mostra a graça e a energia acrobática da característica dança ucraniana. Já o Hei Show Tahiti ‘Ori promete-nos trazer alguma da rica identidade cultural taitiana, assente nas suas lendas ou histórias de cada arquipélago, cada ilha, cada aldeia na fascinante Polinésia.

Por sua vez, o multipremiado Ballet Folclórico de La Paz assenta a sua atuação numa performance segura que lhe advém do traquejo internacional granjeado por constantes atuações nas mais diferentes geografias. O mesmo se aplica aos argentinos do Balé Folclórico Latino-Americano “Santiago del Estero”, com mais de 30 anos de existência e um conjunto de dançarinos com elevada formação disciplinar.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts