Em causa está um primeiro investimento de cerca de 130 mil euros a cargo do Município na envolvente e de 145 mil euros por parte da União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, que integra quatro freguesias do concelho de Viana do Castelo. Trata-se da requalificação do largo da feira de Santa Maria de Geraz do Lima mas também da respetiva infraestruturação e sanitários de apoio para dar todas as condições para a feira de domingo na freguesia. Na cerimónia foi também entregue um trator para servir as freguesias do concelho.
Na sua intervenção, o autarca Luís Nobre salientou a importância da coesão territorial de todo o concelho, depois de ter ouvido agradecimentos por parte do Presidente da União de Freguesias, Armindo Fernandes. “Esta é uma obra reivindicada há muito tempo, com alguma complexidade mas, com ponderação, foi encontrada a melhor solução e agora temos aqui um novo centro cívico na freguesia”, sublinhou Luís Nobre, vincando a importância da “micro-economia que é fundamental e necessária para o desenvolvimento do concelho”, numa alusão direta às feiras e mercados.
“Isto é coesão territorial, é desenvolver o concelho como um todo, com equilíbrio e que resulta de um trabalho intenso que permitiu este resultado de excelência, sublinhou também Luís Nobre.
De lembrar que a coesão territorial é uma das grandes fatias previstas no Plano de Orçamento para este ano, com uma previsão orçamental de 8,1 M€ (12,8% das Grandes Opções do Plano) para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias.