Ao longo de três dias, 17 representantes de teatros de 13 países da Europa e norte de África, participaram em masterclasses e sessões de orientação, nas quais partilharam e aprimoraram competências de gestão de projetos de cooperação internacional, desde o desenvolvimento de ideias, identificação de parceiros, produção e promoção, até à resolução de desafios jurídicos, culturais e de sustentabilidade.
Esta edição contou com os mentores Tom Leick-Burns, Diretor Artístico e Diretor-Geral de Les Théâtres de la Ville de Luxembourg e Dubravka Vrgoc, membro do Conselho de Administração do ETC, antiga diretora-geral e diretora artística do Teatro Nacional Croata de Zagreb/Croácia.
Fundado em 1947 por Jean Vilar, o Festival d’Avignon é um dos mais importantes eventos de artes performativas contemporâneas do mundo. Todos os anos, no mês de julho, Avignon torna-se uma cidade-teatro, na qual o património arquitetónico se transforma em várias salas de espetáculo, acolhendo milhares de espetadores de todas as idades.
Após a participação no Festival d’Avignon, a companhia vianense realiza mais um projeto de grande escala, a 9ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, 10 dias de residência artística, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com os professores Alexandra Moreira da Silva, Isabel Barros, João Branco, Magrit Coulon, Maria do Céu Guerra, Mónica Calle, Ricardo Simões e Sara Belo, contando com a participação de intérpretes e estudantes de interpretação oriundos de Portugal, Brasil e Cabo Verde.