FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

sc v

19 Jul 2023

Viana Cidade Europeia do Desporto promoveu 268 eventos com 73 mil atletas nos primeiros seis meses do ano

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Viana do Castelo promoveu, nos primeiros seis meses, um total de 268 eventos que contaram com a presença de 72.914 atletas e participantes. No primeiro meio ano de Cidade Europeia do Desporto, a cidade e o concelho acolheram provas de 70 modalidades e atividades. 

No total, neste período, a capital do Alto Minho foi palco de 18 eventos de cariz internacional e 69 eventos de cariz nacional. Entre os eventos internacionais, destaque para o Apuramento Europeu Ténis de Mesa: Portugal – Dinamarca, para os Jogos Sub19 Andebol Portugal – França, para a XXIV Meia Maratona Manuela Machado, Regata Internacional de Remo Centro de Mar, Viana Granfondo, Final Eight Champions League de Hóquei em Patins, EvriCup, Golden (M) e Silver (F) League – Voleibol, XVII BTT XCO de Vila Franca, 7º Festival Internacional Capoeira e Viana City Race 23 Euro City Tour, entre outros.

Já no que toca aos eventos nacionais, importa recordar a Final Four Taça de Portugal Masculina e Feminina – Voleibol, Fase Final Juniores B1 (Sub21) Masculinos – Voleibol, o Campeonato Nacional Trail, Campeonato Nacional Remo Indoor, Campeonato Nacional de Trial, Campeonato Nacional de Pares Jovens – Ténis de Mesa, Campeonato Nacional de Campo – Tiro, Encontro Nacional de Gira-Volei, Finais Nacionais do Circuito Infantil e Juvenil de Esgrima, Encontro Nacional de Minis – Andebol, Circuito Nacional Ticha Penicheiro e a Viana Teqball Cup, entre muitos mais.

Sendo o Desporto Inclusivo uma das premissas de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, o Município destaca o Campeonato Nacional de Judo Adaptado, o Campeonato e Encontro Nacional de Boccia DI, o III Open de Ténis APPACDM, o Treino Aberto de GoalBall e ainda a Ação de Sensibilização de Andebol em Cadeira de Rodas.

No que toca a Formação, os primeiros seis meses foram também uma aposta ganha, com a CED a integrar Formação Suporte Básico de Vida, Formação de Árbitros de Kung Dahn Do, Formação de Árbitros de Teqball, Formação de Juízes/Árbitros do Desporto Escolar e Sessão de Formação “Do Angariar ao Reter”.

Viana do Castelo acolheu provas desportivas e eventos de grande relevo, nomeadamente o 10º Congresso de Treinadores com o lema “Reconhecimento da Profissão Treinador”, o Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), as Jornadas Hóquei em Patins, as Jornadas do IPVC dedicadas ao “Turismo e Desporto: Cidades Europeias de Desporto”, a Mesa Redonda “Desporto no Ensino Superior: uma ferramenta para o bem-estar” e ainda o Encontro Ambiental das Escolas do Turismo de Portugal.

Também no Desporto Escolar, que está na base da formação desportiva, os primeiros seis meses de Cidade Europeia do Desporto foram profícuos. Parceiros fundamentais, os Agrupamentos de Escolas do concelho são os primeiros grandes incentivadores no que respeita à importância da prática de atividade física regular, desde tenra idade. De cariz mais ou menos competitivo, os eventos levados a cabo ao longo dos seis primeiros meses do ano envolveram milhares de alunos e resultaram num forte impacto na comunidade escolar e num enorme sucesso, também graças ao grande empenho de todos os intervenientes. Para além de estimular o desporto e a formação desportiva, pretendeu-se proporcionar aos alunos condições de salutar convívio, fomentando ainda o conhecimento das implicações e benefícios de uma participação regular nas atividades físicas desportivas escolares.

A Cidade Europeia do Desporto pretende incentivar as Atividades para a Família, numa lógica de desporto para todos e para toda as idades, pelo que a programação integrou também várias atividades para as famílias: Play Day – Rua a Brincar, Nadar em Família, Aulas de Hidroginástica ou de Zumba, Caminhadas e Percursos Pedestres foram algumas das iniciativas que envolveram centenas de participantes que, pelo prazer de praticar exercício físico, pelo convívio, lazer e diversão, ou pela vontade de descobrir o património local, se deixaram entusiasmar por estas atividades. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts