Os trabalhos enviados a concurso serão agora submetidos à apreciação de um júri, da qual resultará a decisão do vencedor a anunciar publicamente no 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia.
O júri do que avaliará os trabalhos é constituído por um representante do Centro de Mar – Câmara Municipal de Viana do Castelo; representante da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual; Abel Coentrão, Associação cultural Bind’ó Peixe; e David Tiago, fotógrafo profissional.
Por agora, as fotografias concorrentes encontram-se disponíveis para apreciação do público nas redes sociais do Ambiente Viana do Castelo (https://www.facebook.com/ambientevianacastelo ) .
Recorde-se que o concurso teve início a 8 de junho, assinalando o Dia Mundial dos Oceanos, numa iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Mar.
Destinado a fotógrafos amadores e profissionais, “Viana e o Mar” pretende dar a conhecer a riqueza do património marítimo local, reforçando a relação da comunidade com o mar através da divulgação e sensibilização para a importância das atividades do mar na região ao longo dos tempos.
O concurso tem como objetivos promover diferentes olhares sobre o património material e imaterial de Viana do Castelo, estimulado o gosto pela fotografia; fomentar a observação, descoberta e divulgação de elementos que contribuam para definir os contornos da identidade patrimonial e cultural da região; bem como divulgar a cultura marítima vianense, costumes e tradições locais associados ao mar.