Segundo Instituto, em termos de total de dormidas em Alojamento Turístico (que inclui hotelaria, alojamento local com 10 ou mais camas e Turismo no Espaço Rural), Viana do Castelo alcançou, nos primeiros quatro meses de 2023, níveis 16% superiores aos anteriores à pandemia de covid-19, com a subida do número de dormidas de 66 674 de janeiro a abril de 2019 para 77 447 no período homologo de 2023.
As estimativas indicam que, nesses meses, o concelho vianense recebeu mais de 45 mil hóspedes, ou seja, 23% mais do que no mesmo período do ano de 2019 e 23% mais do que em 2022.
De acordo com o INE, registou-se também nestes quatro primeiros meses de 2023, 4 635 514 euros de proveitos totais e 3 425 090 euros de proveitos de aposento. Assim, comparando com o período homólogo de 2019, registaram-se aumentos de 20% nos proveitos totais e de 28% nos relativos a aposento.
Este início de ano evidencia, assim, uma relevante capacidade de recuperação do turismo e a forte atratividade do município, um dos mais visitados na região Norte de Portugal, seja pela história, pela paisagem natural, pela gastronomia e vinhos, ao que se junta a arte de tão bem receber.
A autarquia tem desenvolvido diferentes iniciativas no sentido de divulgar e promover o concelho de Viana do Castelo em ações como a participação nas principais Feiras de Turismo em Portugal e Espanha, a organização de Fam Trips com influencers e operadores turísticos nacionais e estrangeiros, iniciativas locais, como eventos, palestras, festivais, publicações que promovem o território, os agentes locais, produtos e experiências.
Com o intuito de melhorar a oferta turística, têm sido também desenvolvidas ações de formação para os profissionais de turismo no âmbito da Formação + Próxima. Tem havido uma forte aposta na organização de eventos com impacto nacional e internacional, culturais e desportivos, com o fim de captar visitantes e turistas para Viana do Castelo e prolongar a sua estada num território que possui uma oferta de qualidade e diversificada em termos de alojamento, uma gastronomia de referência e uma animação turística que proporciona distintas e atrativas experiências no rio, mar, montanha e cidade. O objetivo é procurar fazer mais e melhor, no sentido de atingir um turismo com maior retorno económico, mas sustentável e harmonioso.