Esta iniciativa incluiu cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP, nas localidades de Lisboa, Almada, Figueira da Foz, Amarante e Faro. Contou ainda com a participação dos serviços da administração regional da Região Autónoma dos Açores completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.
Esta operação esteve inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023 e, neste período, foram sensibilizados 479 condutores e passageiros, fiscalizados presencialmente 48.909 veículos, tendo sido registado um total de 13.691 infrações, das quais 884 relativas à condução sob o efeito do álcool.
No período da campanha registou-se um total de 2.694 acidentes, de que resultaram 6 vítimas mortais, 63 feridos graves e 903 feridos leves.
Relativamente ao período homólogo de 2022, verificaram-se menos 23 acidentes, menos 8 vítimas mortais, menos 3 feridos graves e menos 56 feridos leves.
Os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Vila Real, de Braga, de Viseu, de Setúbal (2) e de Évora.
As 6 vítimas mortais, 5 das quais do sexo masculino, tinham idades compreendidas entre os 28 e os 81 anos.
Foto: arquivo Geice