Este momento contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo e reuniu 62 membros dos órgãos sociais de Associações espalhadas pelo mundo, bem como outras personalidades que se distinguem pela sua ação no exterior, tendo estado presentes arcuenses vindos de França, do Canadá, Estados Unidos da América, Andorra e Venezuela, bem como a Casa dos Arcos de Valdevez em Lisboa.
O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, fez uma breve resenha das potencialidades do concelho e lembrou a importância de se reforçar a ligação com as comunidades pois ela traz vantagens para o desenvolvimento cultural, social e económico do concelho. “A comunidade emigrante é uma montra do nosso concelho e promove o melhor que temos, criando emprego e gerando riqueza” referiu, adiantando também que ela “é vital na promoção do turismo e das oportunidades de investimento quer seja no mundo da agricultura, no turismo, comércio, indústria ou construção, contribuindo para a atração de investimento estrangeiro para Portugal e para o incremento das exportações, do emprego e rendimento, bem como para a fixação e atração de pessoas.”
Após a sessão solene nos Paços do Concelho a comitiva visitou o recentemente inaugurado Espaço Valdevez e ainda pôde contemplar os murais pintados na zona da Valeta durante o Festival de Arte urbana “Murarcos”.
De lembrar que o Município arcuense criou uma grande proximidade com a diáspora, promovendo várias atividades com as comunidades arcuenses espalhadas pelo mundo e no país, com o objetivo de reforçar o envolvimento da diáspora no desenvolvimento de Arcos de Valdevez.
De maneira a reforçar o envolvimento com a comunidade emigrante foi também criado um pelouro específico dedicado às relações com a Diáspora, para promover um diálogo mais intenso entre a Autarquia e a nossa vasta comunidade de emigrantes espalhada pelo mundo.
Outra das medidas foi a criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) para esclarecer e encaminhar os emigrantes na resolução dos problemas de uma forma mais rápida e eficaz (www.cmav.pt/p/gae).
Por fim, o Presidente da Câmara Municipal referiu que “Com este Encontro com a Diáspora pretendemos congregar os esforços e os talentos das nossas comunidades, o seu dinamismo, o seu apego à terra, o seu espírito de fidelidade às raízes e aos valores que a distinguem.”