“O desporto tem um papel relevante na vida da nossa comunidade e pode afirmar-se, com segurança, que somos um território predisposto para a atividade desportiva, pelas excecionais condições naturais para a prática das diferentes modalidades e também pela quantidade e qualidade de praticantes”, afirma Benjamim Pereira, presidente do Município que vê com bons olhos a realização da gala em Esposende. “É com satisfação redobrada que acolhemos, pela segunda vez, a gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, concluiu o autarca, lembrando que Esposende acolheu, em 2001, a IV edição do evento.
Por sua vez a organização, representada por Ana Campos, manifesta “profundo agrado pelo acordo firmado”, numa colaboração que considera “preciosa para poder continuar a cumprir-se, ano após ano, o desejo de levar a efeito a grande festa do desporto minhoto, mantendo o princípio de rotatividade concelhia, no acolhimento das galas – uma das regras basilares do evento – que mais não pretende ser de que uma forma de reconhecimento público ao mérito de todos os envolvidos no fenómeno desportivo da região”. Assim o disse Ana Campos, momentos após a assinatura do acordo, para a organização da XXVI edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto”.
Esta Gala tem como objetivo reconhecer e premiar publicamente o mérito de clubes, dirigentes, treinadores, árbitros e atletas que mais se destacaram na prática das suas modalidades, na região do Minho, entendida pelos territórios dos distritos de Braga e Viana do Castelo, num total de 24 municípios e 1 077 711 de habitantes.
Está prevista a presença de cerca de meio milhar de convidados da região e do país, num evento onde serão atribuídos perto de três dezenas de troféus, nas diferentes áreas passíveis de prémio, entre elas, Grande Prémio do Júri – Individual e Coletivo, Consagração, Revelação, entre outros.
Tendo como uma das caraterísticas identitárias do evento a rotatividade de concelhos no acolhimento da gala, é com naturalidade que o Município Esposende acolhe a XXVI edição da gala, sendo que a mesma já ocorreu nos concelhos de Braga, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Cerveira, Monção, Barcelos, Vila Verde, Caminha, Arcos de Valdevez, Fafe, Ponte da Barca, Cabeceiras de Basto, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Amares, Vieira do Minho, Guimarães, Melgaço e Celorico de Basto.
O júri desta iniciativa é responsável, através de votação em três fases distintas, pelas nomeações e escolha dos premiados, após ter aprovado o regulamento por onde se rege este evento. Integram-no mais de uma centena de membros, entre jornalistas desportivos (imprensa, rádio, televisão e digitais, que abrangem os diferentes municípios da região Minho e de âmbito nacional) e entidades ligadas ao desporto (federações, associações de clubes e desporto escolar).
Recorde-se que este projeto, pelo seu valor e mérito, tem sabido granjear, ao longo dos anos, a colaboração de diversos organismos e entidades, entre os quais, o Ministério da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, o Turismo do Porto e Norte de Portugal (Entidade Regional), os 24 Municípios da região e inúmeras Associações de Clubes e Federações.
A Associação “A Nossa Terra” conta, para a produção do evento, com a Direnor Lda, que assumirá a produção da revista oficial, entre outras tarefas necessárias ao bom cumprimento dos objetivos propostos.