Como já é habitual, ao longo destes dias a Vila conhece uma intensa semana de tradições, usos e costumes mais genuínos desta região, como a Gastronomia, o Folclore, as Concertinas, os Cantares ao Desafio, as Tasquinhas, momentos musicais variados, entre muitas outras atividades, tratando-se de festas tipicamente Minhotas, onde, apesar de toda esta animação, o religioso ocupa o espaço central das festividades; é, por isso, um momento de celebração da Fé, com a Eucaristia e a Solene Procissão em Honra da Padroeira mas também de reviver as culturas e tradições, com o Cortejo Etnográfico e a singular Festa/Serenata do Rio, única em todo o país, com os seus belíssimos Barcos Alegóricos temáticos, seguido do espetáculo pirotécnico.
De realçar a realização do Festival Folclórico “Terras de Valdevez” nos dias 6 e 9, assim como da Festa do Emigrante no dia 8 com o concerto da banda Ympério Show.
O Cortejo Etnográfico sai à rua no dia 11 (sexta-feira) à noite e a Festa/Serenata do Rio, única em todo o país, com os seus belíssimos Barcos Alegóricos temáticos, no dia 12 (sábado) à noite.
A organização aposta também na Juventude. Para além da realização do Ínsua do Vez Summer Sessions, que traz até à beira rio uma panóplia de DJ´s bastante conhecidos do panorama musical português, incluindo Dj´s arcuenses, este ano, no intitulado Dia da Juventude (10 de agosto), o cantor Fernando Daniel irá dar um espetáculo no Anfiteatro do Trasladário.
Os momentos religiosos englobam a realização da Eucaristia em Honra de Nossa Senhora da Lapa e a Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora da Lapa, no domingo, dia 13, à tarde.
A Festa encerra com o concerto da Banda da Sociedade Musical Arcuense, no domingo à noite.
As Festas de Nossa Senhora da Lapa são organizadas pela associação de Festas, em colaboração com a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez.
Programa completo em www.cmav.pt