Este ano, a espécie eleita é o emblemático Carvalho-português, também conhecido como ‘Cerquinho’. Esta é a árvore que, no início do próximo ano, vai juntar-se às mais de 115 mil que já foram plantadas desde 2013 – ano em que nasceu a iniciativa -, em diversos pontos do país. A última plantação, que contou com a ajuda de mais de 100 voluntários, ocorreu no Baldio de São Pedro, em Manteigas, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela e, a próxima, será na zona do Ribatejo.
Para comemorar os 10 anos da campanha, foi criado um kit digital destinado ao público em geral e às empresas. Este novo kit, mais sustentável, é também mais barato que o físico e poderá ser adquirido na loja online – em ctt.pt por apenas 3,75€. O kit físico está disponível nas lojas CTT e em ctt.pt, pelo valor de 4€ com portes grátis para todo o território nacional. O kit apresenta este ano um QR Code de realidade aumentada que permite a visualização do processo de crescimento de um Carvalho-cerquinho.
Todos os kits vendidos serão convertidos em árvores e arbustos autóctones, sendo que este ano a plantação será exclusivamente de Carvalho-português. As plantações serão abertas à participação ativa de todos os voluntários/as que se registarem no site da campanha ou através do email voluntários@quercus.pt.
Esta campanha conta este ano com uma nova embaixadora, a jornalista/apresentadora Fernanda Freitas, que se junta aos também embaixadores Paulo Furtado, mais conhecido por The Legendary Tigerman, ao Chef António Alexandre, à apresentadora de televisão Joana Teles e à atriz e ativista Sandra Cóias.