Da estrada de Sequeiró até à Avenida de Cenon, os sempre entusiasmantes carrinhos de rolamentos com os bólides que fizeram o encanto de outras gerações proporcionarão um colorido diferente nas sinuosas ruas courenses, com muita gente nas bermas do traçado a vibrar com as peripécias dos muitos pilotos que aderem à iniciativa.
A terça-feira, dia 8, é dedicada à Festa do Emigrante e aos muitos nossos conterrâneos que um dia deixaram as suas raízes na procura de uma vida melhor. A Festa do Emigrante promete voltar a encher de alegria e afetos o Museu Regional, permitindo o reencontro de amigos e familiares neste regresso à sua terra para a confraternização entre as suas gentes.
O Grupo Irmãos e Amigos, bem como a Rusga Courense de Paris encarregam-se de animar este reencontro com as suas raízes nesta receção de boas-vindas para com estes filhos da terra com os quais Paredes de Coura mantém uma dívida de gratidão e reconhecimento. Os petiscos tradicionais da rica gastronomia courense é outro dos motivos para não faltarem à chamada, entre boas conversas e reencontros.
As Festas do Concelho prosseguem na quarta-feira com a animação do Grupo Juniores, um grupo de baile das Porreiras, que vai levar até ao Largo 5 de Outubro o ambiente sonoro propício a uma noite de verão bem passada.
O Cortejo Etnográfico, a Noite de Fados com Sara Correia, o arraial com o grupo Kalhambeke, o Festival de Folclore e a arruada de grupos de bombos, mas também a sessão evocativa do Dia do Concelho no Salão Nobre dos Paços do Concelho e a inauguração da exposição “Três janelas sobre um jardim”, com a obra gráfica de um dos mais importantes nomes das artes plásticas nacionais, Maria Helena Vieira da Silva, são outros dos pontos marcantes destas Festas do Concelho de Paredes de Coura, que trazem um entusiasmo extra a esta vila no coração do Alto Minho, na antecâmara do sempre vibrante Festival na praia do Taboão e que este ano completa 30 anos.