“Esta medida decorre da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho — do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro — para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios (que representa o nível máximo de prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro) em algumas zonas de Portugal Continental”, explicou a ANEPC em comunicado.
O envio da mensagem escrita — em português e inglês, sem custos para os utilizadores — a alertar para não se usar fogo junto de espaços rurais e florestais e para serem acolhidas as recomendações das autoridades começou a ser processado nesta quarta-feira, a partir das 9h00, pelas operadoras de telecomunicações.
Devido à previsão de tempo quente para esta semana, a Proteção Civil advertiu no domingo que nos dias de perigo de incêndio muito elevado e máximo é proibido fazer queimadas e queimas sem autorização e comunicação prévia.
A ANEPC alertou ainda para a proibição do uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, assim como o uso do fogo para a confeção de alimentos em espaço rural.