Uma nova temporada do futebol nacional está de volta, levando a que as diferentes oportunidades, surpresas e surgimento de novo talento possa aparecer durante os próximos meses. Contudo, avaliando pelas probabilidades avançadas, juntamente com prognósticos de futebol especializados, estes garantem que a equipa do Benfica terá de ser considerada favorita. Mas quais os motivos para essa conclusão?
Como forma de tentarmos explicar essas mesmas probabilidades avançadas pelos operadores, recorremos a especialistas, que facilitaram o entendimento para que, pelo menos neste início de Campeonato português, o Benfica ser considerado o alvo a “abater”:
Ideia de que campeão nacional começa à frente
Historicamente, acredita-se que o atual campeão nacional terá de ser, quase “naturalmente”, o favorito para vencer de novo a Liga. Isto porque, caso mantenha o onze base, as condições de sucesso poderão ser idênticas. No entanto, no caso do Benfica, nem todos os seus jogadores chave mantiveram-se no plantel.
Assim, mesmo com reforços de peso como Jurasek, Kokçu ou Arthur Cabral, existem dúvidas sobre como esses novos jogadores vão substituir a qualidade de Grimaldo ou de Gonçalo Ramos. Sem dúvida que esse poderá ser o ponto que poderá levar a contrariar essa ideia de favoritismo. Ainda que o nível de orçamento da equipa do Benfica seja superior a qualquer concorrente direto.
Qualidade do plantel poderá ser superior
Segundo especialistas, muitos acreditam que o atual plantel do Benfica será superior, em termos de profundidade e de qualidade, aos das outras equipas da Liga portuguesa. De facto, contando com um plantel vasto, este mercado de transferências tem provado como o Benfica consegue rapidamente ir ao mercado substituir diretamente as suas saídas.
Porém, na análise a esse favoritismo do Benfica, é necessário compreender como esses novos jogadores poderão entregar mais valor ao plantel, dos jogadores que saíram. Sem dúvida que existirá assim um maior teste a Schmidt para conseguir rodar mais os seus jogadores, numa temporada que se espera longa. Além disso, a presença marcante de jogadores como Otamendi ou Di Mária poderão ser uma mais-valia?
Equipas do FC Porto e Sporting com orçamentos mais baixos
Mesmo que a equipa do Sporting tenha carimbado as suas duas maiores transferências da sua história, a realidade é que o nível de capacidade financeira para o Benfica ainda está bastante distante. Não esquecendo que o FC Porto, mesmo reforçando-se com vários jogadores, continua a precisar de vender os seus principais jogadores, como forma de manter o seu projeto desportivo sustentável.
Portanto, sem dúvida que essas maiores limitações financeiras levam a que as restantes equipas grandes tenham maior dificuldade em competirem diretamente pelos seus maiores alvos no mercado. Tudo isto é avaliado e tem impacto direto nas probabilidades de uma equipa ser campeã nesta temporada.
Poderão existir enormes surpresas nesta temporada?
Avaliando pelos resultados das primeiras jornadas, onde o campeão Benfica até já somou a sua primeira derrota, é de prever que muitos acontecimentos possam contrariar as probabilidades que são dadas antes da bola rolar. Também por isso é que o futebol continua a atrair tantos fãs, um pouco por todo o país.