Trata-se de um monumento funerário megalítico do período calcolítico com 7.30 metros de largura e, junto ao dólmen, foi encontrada uma cista também do mesmo período. O monumento fica agora visível e pode ser visitado, depois de ter sido qualificado. Para o Presidente da Junta local, Manuel Salgueiro, trata-se de um excelente exemplo de “responsabilidade civil em parceria entre autarquia e empresa”, frisando que agora pode ser visitada “com a dignidade que merece”.
Na cerimónia de inauguração, o autarca Luís Nobre enfatizou o trabalho desenvolvido pelas freguesias e o facto de “uma empresa ter cedido o espaço para o bem coletivo graças à capacidade de mobilização da junta de freguesia que transforma ideias para o bem de todos”.
Depois de inaugurar o monumento, o autarca inaugurou também o novo parque infantil da freguesia, onde voltou a reiterar a importância da coesão territorial e do valor e importância das freguesias para o coletivo e para a Câmara Municipal. “Viana do Castelo são todas as freguesias”, reiterou, vincando que existe uma política municipal que ouve os presidentes de junta e que, em conjunto, são implementados diversos projetos, onde se inclui os que foram agora inaugurados em S. Romão de Neiva.