FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

09 Ago 2023

“Viana está na Moda” de Isabel Lima celebra 10 anos

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O tempo passou, e "Viana está na Moda" atingiu um grau elevado de valores estéticos, tornando-se um instrumento de afirmação estratégico de promoção da cultura vianense, assumindo uma realidade orientada pelo fenómeno da globalização. Este ano, o evento organizado pela estilista vianense Isabel Lima, celebra 10 anos de existência com uma desfile pelas ruas de Viana do Castelo, seguido de um Desfile de Passarela no Museu do Traje, a realizar este sábado, dia 12, pelas 21h30.  

Reinventando da tradição o contemporâneo, enaltecendo e incorporando valores do trabalho artesanal, Isabel Lima é influenciada pela arte e tida como pioneira na defesa  e criação de uma moda com identidade vianense.

Assinalando dez anos de promoção, valorização e internacionalização de uma moda inspirada na história da herança cultural, a estilista Isabel Lima faz da moda um acontecimento cultural e coroa com Amor Sublime, “Viana está na Moda”, conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. 

Para a comemoração, simbolicamente serviu-se  do apogeu da Rainha D. Maria II, que elevou Viana  do Castelo a cidade,  para celebrar dez anos a fazer cultura, através da moda, e  projetou um acontecimento inédito, com dois momentos distintos, um Desfile de Rua, seguido de um Desfile de Passarela, no coração da cidade de Viana do Castelo.

O Desfile de Rua, envolvendo cerca de 200 modelos, a desfilar, num  apoteótico cortejo de cor e movimento, colocará em destaque as nove edições anteriores de “Viana está na Moda”. O desfile terá inicio junto no Largo da Estação Ferroviária, descerá a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, seguindo pela Rua da Picota, em direção à Praça da República, para culminar, junto ao emblemático Museu do Traje e do Ouro, para a realização do  Desfile de Passarela.  

Para o Desfile de Rua, Isabel Lima conta com a colaboração das juntas de freguesia do concelho de Viana do Castelo, para integrar elementos femininos de todas as freguesias.

Por excelência, o Desfile de Passarela, atração do ponto integrante da décima edição de “Viana está na Moda”,  Isabel Lima escolheu o Museu do Traje e do Ouro como enquadramento e cenário, e como vitrine cultural e símbolo de identidade,  para apresentar com pompa e circunstância, uma coleção memorável e alusiva a comemoração.

A referida coleção foi pensada para  interagir com o Museu do Traje e do Ouro, e para  conciliar o  melhor de três amores, moda, cultura e arte. Além de ampliar a compreensão do fazer artístico e cultural, a coleção  vai fortalecer o vínculo entre o Museu do Traje e a moda, conduzindo o espectador a uma viagem no tempo, pelos processos criativos, saberes e  técnicas artesanais.

A coleção de roupas, que Isabel Lima vai apresentar, numa estética popular cativante, nos fazeres tradicionais e no uso de matérias primas vegetais, funcionará como salvaguarda da autenticidade, e garantia da perseveração de usos e costumes.

Com detalhes e acessórios caracterizados por um estilo novo e pioneiro, como componente importante e de forte distinção, como ideia de futuro, definem o conceito entre o inefável e o real, estimulando o sentido e os reflexos da criação.

Pelas portas abertas do Museu do Traje e do Ouro, sairão  mais de cinquenta  modelos, evidenciando uma ação ligada ao acervo do Museu, que a todos vai surpreender.

Esta celebração, tão significativa e cheia de responsabilidade, foi  cuidadosamente preparada como um evento lúdico-pedagógico, e trabalhada ativamente, com excecional desempenho e como criação artística  inovadora.

Especificamente a décima edição Viana está na Moda, além de veículo da cultura à luz de teorias sobre a memória do património, e da importância do design de  moda no resgate e recriação de identidade do tempo ancestral, privilegiará uma narrativa expressiva, pautada por memórias afetivas sólidas, que ligam tradição e contemporaneidade, numa homenagem às práticas, que marcam a cultura do povo de Viana do Castelo.

A estilista Isabel Lima celebra, também, um percurso, em nome próprio, que solidificou e conquistou, atingindo reconhecimento com o Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa África, atribuído pela AMEEA e o título de Profissional de Excelência pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Celebrando a sua individualidade, marca dez anos, a alavancar um projeto aberto ao mundo  e a medida da saudade ,junto das comunidades portuguesas, levando a quem está fora de Portugal memórias, afetos e partilhando  o coração com vários corações.

Com meios próprios, e por si só, apoiada nos valores da formação e pesquisa,  a estilista Isabel Lima investiu em coleções temáticas, que, com ousadia, as apresentou em elogiadíssimos desfiles, demonstrando poder de intervenção.

Desde a estola bordada a fio de ouro que ofereceu ao Papa Francisco, aquando da sua visita a Portugal, e a mostrar a beleza das suas criações na Times Squere em Nova Iorque, Estados Unidos da América,  enaltece os valores culturais de uma Viana que está na Moda.

Consolidando-se como artista confirma obras no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Santa Luzia, Hospital do Alto Minho, Museu de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Museu do Traje de Viana do Castelo, Seminário Diocesano de Viana do Castelo, nas comunidades portuguesas de Toronto Canadá, Bordeaux Pessac em França, Nova Iorque, Estados Unidos da América e nas casas dos Embaixadores da Comunidade Europeia, e parceiros europeus de Turquia, Lituânia e Grécia. 

Seria inimaginável avaliar o itinerário da estilista Isabel Lima sem fazer referência à sua formação académica, realizada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Escola Superior Artística do Porto, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que lhe conferiu competências para a sua produção artística, e no uso eficaz de conceitos teórico práticos, técnico artísticos, nas artes da imagem, nomeadamente nas áreas da  fotografia, cinema, televisão, vídeo, design, publicidade, marketing, Relações Públicas e na investigação da História Social da Moda.

Vivendo um segmento fashion de grande exigência e disciplina, que acumula com a docência de Educação Visual, Educação Tecnológica, Expressões Artísticas e com o Curso Técnico Design de Moda, Isabel Lima vai dialogando com a Arte, Cultura  e Moda.

Este é um ano de vantagem e de confiança no futuro para a estilista Isabel Lima, pela posição alcançada, no espaço do mundo cultural com um cunho eminentemente transdisciplinar. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts