FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

29 Set 2023

1.000 inscritos para prova que marca regresso do L’Étape Portugal by Tour de France a Viana do Castelo

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Viana do Castelo é, pela segunda vez, a cidade escolhida para receber o L’Étape Portugal by Tour de France, evento desportivo que conta com um programa recheado de aliciantes para receber os atletas e visitantes que, entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, queiram viver a atmosfera do maior evento de ciclismo do mundo, este ano com novos percursos e paisagens.

Para os três percursos principais, previstos para este domingo, estão inscritos cerca de 1.000 atletas de 27 países, sendo 20% são estrangeiros.

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Viana do Castelo, Ricardo Rego, assegurou que o L’Étape Portugal é já “uma aposta ganha e uma aposta para o futuro”, considerando que o desporto outdoor é uma prioridade para o Município vianense e que permite “potenciar Viana do Castelo no estrangeiro”.

Antoine Quiers, representante da A.S.O. – Amaury Sports Organisation, indicou que o objetivo desta prova é “ultrapassar a barreira geográfica e permitir aos ciclistas e aos adeptos dos outros países sentir a Tour de France”. “No L’Étape, os ciclistas participam nas mesmas condições que os atletas profissionais, sendo que esta prova é uma mistura do Tour de France com as condições únicas de cada país”, afirmou, defendendo que Viana do Castelo é o “cenário perfeito” para esta prova de ciclismo.

Já António Queirós, da Podium Events, garantiu que este é um evento internacional “que fará a promoção de Viana do Castelo e do Alto Minho”, explicando que, no ano passado, o L’Étape Portugal reuniu atletas de 12 países e que, este ano, serão 27 países representados no evento, entre Estados Unidos da América, Brasil e Malásia e muitos outros.

Miguel Ganchinho, diretor da prova, explicou que, para esta segunda edição, os percursos foram renovados e passam por quatro concelhos, entre Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, destacando a “vista brutal” da Serra d’Arga.

Através de uma parceria entre a Podium Events e a A.S.O. – Amaury Sports Organisation, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento de ciclismo para amadores com a chancela oficial do Tour de France realiza-se em Portugal pela segunda vez, após uma muito bem-sucedida estreia o ano passado.

Esta sexta-feira, às 17h00, acontece a abertura da L’Étape Portugal Village, Museu do Tour e France e L’Étape Portugal Expo, no Centro Cultural de Viana do Castelo, que estarão disponíveis até às 20h00. Sábado, 30 de setembro, as exposições e mostras estão disponíveis das 10h00 às 20h00.

Para as 16h00 de sábado, está agendada a partida para a L’Étape Portugal Family Ride. Este é um evento para as famílias e para os mais novos, de participação gratuita, sendo que a inscrição acontece no secretariado instalado no Centro Cultural.

Domingo, a partida contará com animação variada e os três percursos iniciam pelas 9h00, para distâncias de 147 km, 103 km e 51 km. Antes, a partir das 7h30, haverá animação na zona de partida. Das 10h30 às 15h45 será promovida animação na meta, no topo do monte de Santa Luzia, com a chegada dos participantes a acontecer entre as 10h30 e as 16h15. Já a cerimónia de entrega de prémios acontece pelas 15h00.

O L’Etape Portugal é um desafio desportivo exclusivo que levará os participantes à descoberta das espetaculares estradas e paisagens do Alto Minho, com a cidade de Viana do Castelo como anfitriã deste grande evento. Esta promete ser uma experiência única para qualquer ciclista amador, ao participar numa prova aberta a todos os amantes de ciclismo, enquadrada pela atmosfera mágica do Tour de France.

Desde 1993, o L’Étape du Tour oferece aos ciclistas amadores e entusiastas do ciclismo a oportunidade de vivenciar um evento com toda a atmosfera do Tour de France.  Procurando levar a magia deste evento a todos os ciclistas que em todo o mundo vibram com a lenda do Tour de France, a A.S.O. criou o circuito de provas L’Etape by Tour de France, conciliando este desafio desportivo único com a descoberta de alguns dos mais belos cenários nos cinco continentes. Em Portugal, pelo segundo ano consecutivo, Viana do Castelo é a cidade que acolhe esta prova.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts