FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

21 Set 2023

Festival Informal de Ópera se estreia em Barcelos

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Setembro marca o regresso de um dos mais originais festivais do panorama artístico nacional.

Depois de Braga, nos dias 14 e 15 de setembro, será a vez de Barcelos acolher o Festival Informal de Ópera nos dias 22 e 23 de setembro, sexta-feira e sábado, sendo a primeira vez em que o formato se desloca para outra localização além da cidade que o viu nascer em 2021.

Idealizado por uma associação de artistas em colaboração com a Sinfonietta de Braga e tendo como principais mecenas a Direção Geral das Artes, a Câmara Municipal de Braga e a Câmara Municipal de Barcelos, a proposta do FIO assume um formato único que estabelece uma relação entre a cidade, o público, os artistas e as peças musicais apresentadas.

Em Barcelos, o Theatro Gil Vicente será o anfitrião desta iniciativa, cujos bilhetes são gratuitos (se bem que limitados à lotação do espaço).

Já em Braga, foram quatro os emblemáticos espaços a receber estas óperas criadas especificamente para estas localizações: no dia 14 de setembro, foi a vez do Museu Nogueira da Silva e do Museu dos Biscainhos; no dia seguinte, o FIO decorreu no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho e no Auditório Adelina Caravana no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

“Nesta segunda edição, as expectativas não podiam estar mais altas por apresentarmos o conceito a Barcelos, uma cidade que, desde o primeiro momento, se mostrou interessada e que soube valorizar uma proposta cultural tão diferenciada quanto esta. Representa um enorme passo para o FIO e estamos confiantes de que seremos muito bem recebidos pelo público barcelense”, acrescenta Francisco Fontes, membro da Direção Artística do FIO e compositor de uma das óperas do certame.

No total, são quatro as óperas da autoria de quatro compositores portugueses, desenvolvidas em exclusivo para o FIO:

  • O Concílio Celeste, com música de Fátima Fonte, texto de Patrícia Portela e encenação de Sónia Batista;
  • Maria Magola, com música de Francisco Fontes, texto de Marta Pais de Oliveira e encenação de Daniela Cruz;
  • Oráculos & Ladainhas, com música de Sofia Sousa Rocha, texto de Tiago Schwäbl e encenação de António Torres;
  • In(opeRA)VEL, com música de Sara Ross, texto de Tiago Schwäbl e encenação de Joana Providência.

São assim dois os dias a reservar na agenda para descobrir a cidade minhota pela mão de ópera made in Portugal. Vamos à ópera? Em Barcelos nos dias 22 e 23 de setembro, sendo que os bilhetes são gratuitos mas limitados à lotação do espaço.

 

Festival Informal de Ópera | 2.ª Edição

Programa

BARCELOS
22 de setembro, sexta-feira
21h30 [sessão dupla]

O Concílio Celeste

Maria Magola

Theatro Gil Vicente
     
23 de setembro, sábado
21h30 [sessão dupla]

Oráculos & Ladainhas

In(opeRA)VEL

Theatro Gil Vicente

 

 

Sobre o FIO

O FIO – Festival Informal de Ópera é um evento focado em ópera que pretende aproximar o público geral deste género musical. A dinâmica do projeto advém da aposta na criação contemporânea por parte de compositores portugueses, valorização do património e na envolvência da cidade-comunidade. O conceito engloba criações originais de pequeno formato criadas em exclusivo para o certame, desde a composição e libreto à encenação e interpretação. O FIO é um festival pensado e executado por Fátima Fonte, Francisco Fontes, Joaquim Pimenta Pereira, Sara Ross, Sofia Sousa Rocha e Tiago Schwäbl. Foi testado e estreado com grande sucesso na cidade de Braga em 2021. A segunda edição decorre em Braga e em Barcelos em setembro de 2023.

 

Sobre a Sinfonietta de Braga

A Sinfonietta de Braga foi criada com o intuito de desenvolver a cultura musical da região, potenciando, em simultâneo, as carreiras artísticas de músicos profissionais. Tem prestado um papel importante na valorização da profissão de Músico, procurando preencher as lacunas de um mercado de trabalho nacional que não tem sido capaz de dar resposta ao percurso natural dos mesmos, após uma formação de nível superior, primando sempre pelo profissionalismo, e pela valorização do potencial dos seus artistas. Nos últimos anos, a Sinfonietta de Braga destacou-se por um trabalho notável no paradigma cultural reconhecido pelo Pelouro da Cultura do Município de Braga, que tem vindo a apostar na Sinfonietta como parceiro no desenvolvimento cultural da cidade. Nos vários anos de atividade, a Sinfonietta teve oportunidade de promover concertos em vários locais do país e em distintos contextos musicais, apresentando-se com solistas internacionais e com músicos da região de Braga.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts