FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Set 2023

VII edição da Expocidades, feira de turismo do Eixo Atlântico, já foi inaugurada e prolonga-se até domingo

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Município de Viana do Castelo marca presença, até domingo, na EXPOCIDADES – Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico, que já foi inaugurada no Parque Urbano da cidade de Ermesinde, no concelho de Valongo.

Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e Isabel Ferreira, Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, juntamente com Lara Méndez, presidente do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, e José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, inauguraram a VII edição da Expocidades na cidade de Ermesinde, concelho de Valongo.

A Expocidades, Mostra Turística das Cidades do Eixo Atlântico é uma ferramenta de promoção do turismo de proximidade das cidades do Eixo Atlântico. Procura promover as cidades no seu mercado de proximidade, bem como aproveitar para favorecer a relação direta entre produtores e comerciantes turísticos. Esta feira de turismo realiza-se desde 2013, apenas interrompida pelos dois anos de pandemia.

Até 10 de setembro os visitantes poderão conhecer os locais de interesse das cidades do Eixo Atlântico, bem como os seus produtos gastronómicos de forma a identificar possíveis destinos de proximidade a visitar em algum dos 52 fins de semana do ano. Com os 30 expositores presentes este ano, abrangendo assim todo o território da Eurorregião, pretende-se promover um turismo de proximidade acessível, de qualidade e centrado na saúde, natureza, património e na gastronomia.

Nesta edição, pela primeira vez, a Expocidades integra a Feira de Produtos Tradicionais do Eixo Atlântico, evento que se organiza há uma década em diferentes cidades e que conta com a participação de produtores de produtos tradicionais e de excelência da Galiza e do Norte de Portugal. Esta feira, fruto de um programa liderado por O Barco de Valdeorras, fazem parte do conjunto de ações do Eixo Atlântico para promover o desenvolvimento económico e fixar população em territórios com menor densidade demográfica. Neste caso, são promovidos espaços de comércio para os pequenos produtores e artesãos tradicionais.

Nesta edição, a feira de turismo realiza-se em conjunto com a Expoval – Mostra do Concelho de Valongo que, na sua 15ª edição e sob o tema “Valongo, Serras do Porto”, pretende promover um novo conceito de empreendedorismo e afirmação territorial.

Novos modelos de turismo

No âmbito do turismo, um dos motores económicos do Eixo Atlântico, a entidade está a trabalhar na identificação e desenvolvimento de três novos conceitos turísticos depois do sucesso do conceito de turismo fronteiriço e do seu slogan “2 países, 1 destino”, promovido pelo Eixo Atlântico há mais de uma década. Os novos conceitos que estão a ser trabalhados para promover, por sua vez, novos modelos são: o turismo de autor, policêntrico e a incorporação transversal de um conceito já existente mas insuficientemente implementado, que é o turismo acessível.
Relativamente a estes conceitos, precisamente, o Secretário-Geral do Eixo Atlântico irá realizar uma reunião na próxima semana em Bruxelas com os responsáveis pela área do Turismo da Comissão Europeia que demonstraram o seu interesse nestes conceitos desenvolvidos.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts