O MYCA procura valorizar não só o trabalho realizado nas escolas profissionais como as raízes gastronómicas locais, sendo que os participantes deverão ter por base, nos seus pratos, a inovação aliada à cozinha tradicional e produtos locais, e no serviço de sala/bar procura-se que seja valorizada e exponenciada a experiência gastronómica na região.
Promovida pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Vila Verde, esta iniciativa pretende promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando a inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e produtos locais.
“Dado que a gastronomia é cada vez mais um serviço diferenciador para as regiões e uma forma de promover o desenvolvimento regional, o Consórcio Minho Inovação está empenhado em valorizar o perfil de produção e da diversidade dos produtos locais através desta iniciativa”, salienta Rafael Amorim, Primeiro Secretario do SEI da CIM Cavado.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, refere que para o seu município “uma iniciativa como o Myca é um exemplo de eventos do que se podem fazer no âmbito de uma promoção conjunta de uma região, que envolve não só entidades oficiais como agentes regionais de diversas áreas”. A líder vilaverdense refere ainda que esta é uma oportunidade para os jovens entrarem em contacto direto com produtos da região e sentir as tradições locais. “É uma oportunidade única para eles e para nós que teremos embaixadores únicos a zelar pelo que de melhor temos e fazemos na região”, conclui.
No MYCA podem participar alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, que frequentem um curso de artes culinárias de nível III, IV e V em regime integral ou que tenham concluído a sua formação no ano letivo anterior à iniciativa.
Nas meias-finais deste ano participam cerca de 15 escolas da região minhota e a grande final do dia 27, que decorrerá das 8h30 às 18h, no Centro de Promoção Gastronómica e Ciências Gastronómicas de Vila Verde, estarão nove alunos, três representativos de cada categoria – Cozinha, Pastelaria e Sala & Bar.
O júri do MYCA 2023 tem como presidente o Chef Diogo Novais, acompanhado por Miguel Meireles, Bruna Lazzari, Miguel Barbosa, Francisco Ferreira, Filipe Castro, Rui Miguel Graça, Filipe Macieira e, ainda, Lourdes Carvalho. Os vencedores das categorias Cozinha e Sala e Bar, para além do troféu e todo o saber e experiência que adquirem ao longo destes dias, têm acesso a um estágio profissional.
O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.