FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

11 Out 2023

Água distribuída no Alto Minho atinge nível de segurança de quase 100%

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Pela primeira vez (antes e após a criação da parceria), a água para consumo humano distribuída no Alto Minho apresenta um indicador de água segura de 99,32%, de acordo com o relatório anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

O “Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal – RASARP”, no qual a ERSAR divulga os dados da qualidade da água distribuída para consumo humano de 2022, veio confirmar que a água distribuída pela Águas do Alto Minho possui um indicador de água segura igual a 99,32 %, reflexo da qualidade e segurança da água distribuída. O referido relatório pode ser consultado aqui.

De acordo com a ERSAR, os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo apresentaram um indicador de Água Segura superior a 99%. Vila Nova de Cerveira também se destaca pela positiva por ter subido o seu indicador de água segura de 97,73%, em 2021, para 98,14%, em 2022, o que representa um aumento muito significativo da qualidade de água em apenas um ano.

No global, regista-se uma evolução favorável da percentagem de água segura, o que vai ao encontro das expetativas dos sete municípios do Alto Minho quando decidiram agregar-se e criar a empresa Águas do Alto Minho.

De acordo com António Maria Lisboa, o responsável pela Qualidade da Água da Águas do Alto Minho, “a evolução dos índices de qualidade da água fornecida pela Águas do Alto Minho aos seus clientes demonstra o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela empresa desde a data da sua criação“.

Estes resultados devem-se a uma série de melhorias que têm vindo a ser implementadas, tais como a construção, reforço e melhoria de postos de tratamento de água, cuidados de higienização regular das infraestruturas (reservatórios e redes de distribuição), equipas dedicadas e rotinas sistematizadas de monitorização e controlo da qualidade da água, acompanhamento e limpeza das origens de água, entre outros aspetos“, explicou.

António Maria Lisboa reforçou ainda que, “para se atingirem estes níveis de excelência, nunca será demais destacar a dedicação e empenho das equipas operacionais que intervêm diariamente na infraestrutura de abastecimento de água“.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts