FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

25 Out 2023

Sindicato alerta que enfermeiros da ULS Alto Minho estão exaustos

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Alto Minho estão exaustos e há falta destes profissionais, resultado do excesso de procura do serviço de urgência e do absentismo. A denúncia é do Sindicato dos Enfermeiros.

“Os enfermeiros do serviço de urgência da ULSAM queixam-se dos elevados níveis de exaustão, da escassez de recursos humanos e do excessivo número de horas extraordinárias programadas que cada enfermeiro tem de cumprir para assegurar escala”, refere em comunicado o SE.

Segundo o sindicato, “o cansaço físico e psicológico é de tal monta que os níveis de absentismo laboral inesperados estão a aumentar de forma significativa”.

“Apesar de a equipa do serviço de urgência ter quase 90 enfermeiros, a taxa de absentismo ronda os 20%, seja por doença ou gozo de licenças de maternidade e paternidade. Além disso, aproximadamente 15 a 20% dos elementos só fazem manhãs ou trabalham apenas até às 20:00. Foi-nos ainda reportado que há enfermeiros que, com a conivência das chefias, têm horários personalizados”, aponta o presidente do SE, Pedro Costa, citado na nota enviada à imprensa.

“No caso desta unidade, a administração justifica a ausência de decisões com o facto de estar em gestão corrente e, por isso, não poder assumir um acréscimo de despesa. Tudo junto, está a converter-se num ‘cocktail’ explosivo, que está a contribuir para um crescente descontentamento dos enfermeiros”, alerta o presidente do SE.

Para o SE, “é urgente que sejam adotadas medidas que permitam mitigar estes problemas”, uma vez que com a chegada do inverno é “expectável um acréscimo de procura das urgências, já de si e, nesta altura, no limite da capacidade de resposta”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts