O projeto pretende promover o turismo sustentável e em formações inovadoras, orientadas para estudantes e profissionais já no ativo ligados ao setor do turismo em Angola e Cabo Verde. Assenta numa nova forma de entender os modelos económicos e num novo paradigma de turismo, baseado na cooperação, sustentabilidade e no respeito ao meio ambiente e às pessoas. A expressão do papel e da responsabilidade das Instituições de Ensino Superior na formação de profissionais e empresários comprometidos com o crescimento económico inteligente e a sustentabilidade dos respetivos países é outro dos seus objetivos.
As temáticas centrais a abordar pelo projeto são o cuidado com o meio ambiente, a digitalização e uso de tecnologias, a proteção social e cultural das comunidades e identidades, a gestão da diversidade, a abordagem de género e a inclusão.
SUST Turismo insere-se no projeto Capacity Building, um dos eixos do Programa Erasmus +, centrado no apoio a países em desenvolvimento, e procura formar profissionais com competências empreendedoras, centradas na promoção dos produtos turísticos atrativos e localmente sustentáveis.
A docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Helena Santos, refere que a mobilização de profissionais recém-formados nas Instituições de Ensino Superior “é fundamental para a geração e revitalização de um novo modelo de turismo sustentável, que promova proteção ambiental e cultural”.
O projeto conta com mais de uma dezena de entidades envolvidas, entre instituições de ensino superior e entidades ligadas ao setor do turismo espanholas, angolanas e cabo-verdianas. O arranque do projeto foi organizado pela Universidade Piaget e ISCEE de Cabo Verde e pelo IPVC.
Este é um projeto que reflete a aposta crescente no turismo sustentável e é uma preocupação central do IPVC na elaboração dos ciclos de estudos dos seus cursos superiores associados à temática do Turismo.