O anúncio foi feito esta quarta-feira por Nuno Santos, Presidente da ACES Portugal – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, durante a conferência “Cidade Europeia do Desporto”, que aconteceu ao longo de hoje no auditório Francisco Sampaio do Centro de Congressos situado no Forte Santiago da Barra e que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
A avaliação das 16 candidaturas europeias foi feita, de forma independente, pela Pavol Jozef Šafárik University, da Eslóváquia, tendo Viana do Castelo sido eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto do presente ano.
“Viana do Castelo tem tido excelentes números e é um exemplo daquilo que é ser uma Cidade Europeia do Desporto”, garantiu Nuno Santos. Até ao momento, Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023 já promoveu cerca de 406 eventos desportivos locais, nacionais, europeus e até mundiais.
A previsão é de promoção de 450 eventos até final do ano, com a participação de 300 mil pessoas, esperando um retorno económico de 94 milhões de euros. Até à data, os eventos desportivos já contaram com 410 mil pessoas na assistência, realçou Nuno Santos, na conferência que pretendeu debater o presente e o futuro do Desporto.