Através da participação de um elevado número de associações da freguesia, a iniciativa apadrinhada pelo também anhense Augusto Canário, demonstrou a vivacidade do movimento associativo, mas também uma mostra bastante rica daquilo que Vila Nova de Anha tem para oferecer.
Através da degustação de um conjunto de sopas de qualidade – o elemento central desta iniciativa – e de diversos petiscos confecionados pelas gentes de Vila Nova de Anha, o elevado número de visitantes do certame foi ainda brindado com as atuações dos Bela Trama, de Augusto Canário, do Grupo de Bombos da ADCA e do DJ Rafael Barros, respetivamente nas noites de sexta-feira e de sábado. O segundo dia do festival foi também palco para a realização da Desfolhada Tradicional, a cargo do Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha.
A Confraria dos Gastrónomos do Minho foi também envolvida e participante neste Festival, através da realização de uma ação educativa na Escola Básica do 1º Ciclo de Vila Nova de Anha, onde ao redor da importância da sopa na evolução da nossa alimentação, explicaram os benefícios e a importância da sopa no nosso quotidiano. Um momento ímpar que permitiu aos alunos do 3° e 4° anos simularem a confeção de uma sopa e tornarem-se oficialmente mini Confrades.