A sessão decorre no auditório municipal de Ponte de Lima, entre as 09h30 e as 12h30, e é conduzida por Maria José Casa-Nova, perita e docente na Escola Superior de Educação da Universidade do Minho. A sessão aborda questões essenciais como práticas interculturais sustentadas, a construção da diferença, visando promover a desconstrução de estereótipos que muitas vezes afetam a integração harmoniosa das comunidades migrantes.
O projeto AMAM, financiado pelo Programa FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, surge como resposta ao aumento da diversidade de Nacionais de Países Terceiros (NPT) no Alto Minho, desafiando profissionais em diversos setores, tanto públicos como privados, a desenvolver competências técnicas para a promoção de um modelo de intervenção integrado, baseado na aceitação da diferença.
A CIM Alto Minho acredita que eventos como este têm o potencial de contribuir para a transformação e melhoria das condições de vida, e consequentemente para um exercício pleno da cidadania e o bem-estar de todos.