A empreitada permitiu a renovação de todo o piso, a instalação da rede pluvial, a substituição das guias para granito e a infraestruturação de todo o espaço.
A visita integrou ainda uma passagem pelas obras da Igreja e ao Centro Social e Paroquial de Vila de Punhe.
No seu discurso na inauguração, o autarca local, António Costa, lembrou os recentes investimentos na freguesia, nomeadamente a requalificação da capela e dos muros, enquanto o Presidente da Câmara Municipal se mostrou agradado com a capacidade de planeamento da freguesia com o património material, nomeadamente com o recurso a canteiros, profissionais que valorizam o património.
“A identidade das comunidades deve ser preservada e valorizada para a memória coletiva e enquanto elemento agregador da freguesia”, considerou Luís Nobre.
Esta visita e inauguração da requalificação do cemitério integram a política de proximidade com as juntas e uniões de freguesia do concelho, sendo que o executivo tem na coesão territorial uma das grandes apostas, na sequência de uma estratégia de desenvolvimento integral do concelho.
A Coesão Territorial / Freguesias conta, no atual Plano de Atividades e Orçamento, com 8,1 M€ (representando 12,8% das Grandes Opções do Plano), sendo a terceira rubrica com maior investimento.