A entrega de roupas, brinquedos e outros bens; a compra de produtos solidários e a doação de dinheiro a instituições são as opções mais escolhidas pelos inquiridos. Muitos vão comprar também postais e cartões de instituições, comprar presentes para crianças ou acolher e participar em ceias solidárias.
As alterações climáticas estão também na ordem do dia e os portugueses parecem estar atentos. Por isso, nesta época natalícia a sustentabilidade estará bem presente, e nove em cada dez portugueses (90%) assumem que vão adotar medidas sustentáveis, como comprar produtos em segunda mão para oferecer, apostar em presentes ecológicos ou de marcas sustentáveis ou fazer peças de decoração com materiais reutilizáveis.
A lista de ações que os portugueses terão em conta é extensa, salientando-se ainda a preocupação com a poupança energética – afirmando que as luzes de Natal serão ligadas apenas quando necessário –, a redução do desperdício, ou a tradicional reutilização de enfeites e reuso de árvore de artificial.
Recorde-se que o mesmo estudo revelou recentemente que a palavra que marcará a época festiva deste ano será poupança. Já que nove em cada dez inquiridos tencionam poupar, oferecendo prendas apenas aos mais próximos, aproveitando promoções e comprando apenas o essencial. Muitos devido ao contexto económico, mas também tendo em conta a redução do desperdício.