“Caleidoscópico” é um projeto para a infância que explora a dimensão da criança como força autónoma de cidadania, capaz de tomar decisões, exercer os seus direitos e assumir uma posição ativa na sua vivência consigo própria e com os outros.
Através do cruzamento entre as artes performativas e as artes plásticas e visuais exploram-se os conceitos de identidade individual e coletiva, num espetáculo multidisciplinar que tem em cena duas atrizes-intérpretes.
“Caleidoscópico” apresenta-se como o elogio da imaginação, da expressão livre e aberta, da diversidade, da curiosidade e do espanto.
A nova criação de Nuno Leão e Ana Gil foi coproduzida pelas Comédias do Minho e pela Terceira Pessoa e tem a duração de 40 minutos. A entrada é livre.
O processo de criação do espetáculo envolveu a realização de várias oficinas com crianças e famílias, onde se exploraram as questões conceptuais deste “Caleidoscópico”, tendo surgido várias respostas criativas dos participantes que foram transformadas em matéria cénica e dramatúrgica.
Até 10 de fevereiro, o espetáculo está em cena em Valença (Biblioteca Municipal, 11 de janeiro), Melgaço (Casa da Cultura, 27 de janeiro), Paredes de Coura (Centro Cultural, 4 de fevereiro) e Monção (Biblioteca Municipal, 10 de fevereiro).