O ranking nacional de clubes, troféus Jogos Santa Casa, consagra os clubes que ao longo do ano competiram e obtiveram resultados mais relevantes nas diferentes disciplinas da modalidade.
O Clube Náutico Ponte de Lima venceu pelo décimo sétimo ano consecutivo este troféu, depois de conquistar um total de 96,5 pontos, no somatório da sua participação nas diferentes disciplinas da modalidade e cumprimento de outros critérios, como a organização de provas e número de atletas inscritos.
O ranking tem 7 critérios de pontuação e desde 2020 que tem novas regras de pontuação. Desta forma, o clube limiano domina a canoagem nacional desde 2007, afirmando-se como o maior clube português de canoagem, tando ao nível do número de títulos conquistados, como do número de atletas federados.
Na segunda posição, em 2023, surge o Clube Náutico de Prado, com um total de 92,90pontos, à frente do CC Amora com 91,60 pontos.
Na hora do balanço do ano 2023, o Clube Náutico de Ponte de Lima tem razões para festejar, conseguindo manter a posição cimeira da canoagem nacional durante largos anos, fruto do trabalho, empenho e talento dos seus atletas, técnicos e dirigentes. Coletivamente, venceu o Campeonato Nacional de Maratona e as Primeiras Pagaiadas, tendo os seus atletas conquistado 18 títulos nacionais.
Na mesma ocasião, pela Federação Portuguesa de Canoagem, foi ainda divulgado o ranking de medalhas em campeonatos nacionais, onde o clube limiano ficou no quinto lugar, depois do Clube Náutico de Prado, Gemeses, Vilacondense e Amora.