Comunicado:
«A uma semana da décima edição da Corrida de S. Silvestre, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, em decorrência da enorme pressão exercida por um grupo de comerciantes locais, decidiu adiar o início da prova. Originalmente programada para as 17h30, a corrida, infelizmente agora terá início logo após o encerramento do comércio local, que está previsto para as 19h00.
Queremos esclarecer que a Xlife Events, desde janeiro deste ano, dedicou esforços financeiros e pessoais para garantir que esta edição seja a mais marcante de todas, contando com mais de 1500 participantes.
No decorrer dos preparativos, fomos alertados sobre um abaixo-assinado promovido por alguns comerciantes do centro histórico de Viana, alegando que a corrida prejudicaria o acesso e a circulação durante o dia mais importante de vendas do ano.
No entanto, após consulta junto ao Município e à Polícia de Segurança Pública, os cortes de trânsito planeados para a prova são restritos a determinadas áreas e horários, visando minimizar impactos, não justificando em nada o referido protesto.
A Xlife Events propôs adiar a prova para as 18h30, lamentavelmente, não houve tentativa de diálogo por parte desse grupo de comerciantes para discutir os supostos problemas.
Destacamos que, até o momento, temos mais de 1500 inscritos, muitos dos quais não são do concelho de Viana, promovendo um potencial aumento no consumo local.
A Xlife Events está empenhada em contribuir para a dinamização da cidade de forma cívica e apela à compreensão de todos os envolvidos nesta situação imprevista.
Compreenderemos todos aqueles que neste horário não queiram participar, havendo lugar à restituição do valor pago, ou inscrição garantida na edição do próximo ano.
Agradecemos pela compreensão e colaboração de todos os participantes, patrocinadores e membros da comunidade».