A obra de reconversão do edifício, a cargo do município, implicou um investimento de aproximadamente 300 mil euros. A intervenção incidiu, sobretudo, no interior, com o reformulação dos espaços de forma a readaptá-los às novas funções. No passado, este edifício esteve integrado no complexo escolar das Muralhas do Minho até à sua desafetação.
A inauguração contou com um concerto de Eliseu Silva & Olga Amaro, com obras musicais de César Franck & Medina Ribas.
“A partir de hoje, a Academia de Música da Fortaleza de Valença dispõe de umas instalações condizentes com a sua valia educativa, artística e cultural, com salas preparadas para aulas individuais ou de grupo; um auditório acusticamente preparado para as suas audições e espetáculos; e salas adequadas para professores, alunos e serviços administrativos. Este é mais um equipamento ao dispor da comunidade valenciana e dos jovens, em particular, continuando o Município empenhado na concretização de novos equipamentos, que contribuam para o bem-estar da nossa população”, referiu José Manuel Carpinteira na sua intervenção.

O presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, e a diretora da AMFV, Ivore Ribeiro presidiram o evento.
As novas instalações da AMFV contam com dois pisos. O piso superior fica com sete salas de formação musical e de instrumentos e o rés do chão conta com um auditório, recepção, sala de professores, sala de alunos, serviços administrativos, além de espaços de arrumação e instalações sanitárias.
A Academia de Música da Fortaleza de Valença é um estabelecimento de ensino especializado da música, integrado no ensino particular e cooperativo homologada, pelo Ministério da Educação e Ciência, em 2014. Atualmente, tem cerca de 300 alunos, 29 professores e quatro funcionários.
Da oferta da Academia constam o Curso de Iniciação em Música, o Curso Básico de Música, o Curso Secundário de Música e o Curso Livre de Instrumento. Para além destes cursos, a Academia desenvolve uma intensa atividade cultural e formativa, em Valença, com projetos como as Oficinas de Música e o Projeto Fora da Pauta.
Fotos: Município de Valença