A PCR é um acontecimento súbito e consiste na interrupção ou falência súbita das funções cardíaca e respiratória. Estas situações acontecem maioritariamente fora do hospital. Quando as manobras de reanimação cardiorrespiratórias são iniciadas precocemente, a probabilidade de sobrevivência da vítima aumenta significativamente.
O papel do cidadão é fundamental, não só para pedir ajuda ao 112 de forma correta, célere e eficaz, como também para iniciar a realização de compressões torácicas de qualidade e, se indicado, uma desfibrilhação precoce. A cada minuto que passa após uma PCR, a vítima perde 10% de hipóteses de sobrevivência, pelo que, ao fim de cinco minutos sem assistência, a vítima tem apenas 50% de probabilidade de sobreviver.
O INEM disponibiliza a formação “Reanimar com o INEM”, dirigida aos cidadãos e totalmente gratuita! Com esta formação, o INEM pretende transmitir conhecimentos básicos e simples em SBV, preparando assim qualquer pessoa para saber o que fazer perante uma pessoa que não respira normalmente.
Esta formação é constituída por quatro pontos: conteúdos; sessão formativa; sessão de enquadramento e treino e sessão de avaliação. No final, o formando terá acesso a um certificado.
Para facilitar o acesso à formação, o INEM preparou um Guia de Acesso à plataforma de e-learning e um tutorial em vídeo. Em alternativa poderá consultar as entidades formativas acreditadas pelo INEM para ministrar esta formação e aprender SBV de forma presencial. Aceda e verifique que Salvar Vidas é Básico!