As pessoas que se deslocaram ao relvado de Arcos de Valdevez não deram o seu tempo mal por mal empregue. Assistiram a um jogo de forte competitividade e muito equilibrado.
O jogo iniciou-se com um forte combate entre os dois blocos avançados, em que o CR Évora conseguiu maior superioridade, conseguindo um ensaio nos primeiros cinco minutos de jogo.
Até meados da primeira parte, a equipa da casa não conseguiu ajustar-se a uma nova realidade competitiva, face a uma equipa mais intensa e com maior poderio físico. Deste modo, os visitantes iam impondo o seu jogo, com a equipa da casa com dificuldade em tomar conta da posse de bola. A partir desse tempo, os minhotos tiveram algumas iniciativas de jogo, permitindo-lhes reduzir a desvantagem com uma penalidade (3-7), a que o adversário respondeu como a concretização de outra penalidade (3-10).
Seguiu-se outra penalidade a favor dos visitantes (3-13), Os visitantes ainda converteram nova penalidade (3-13), mas os minhotos começaram a assumir o domínio das operações (6-13), e, nos últimos minutos da primeira parte, conseguiram marcar um ensaio que permitia olhar para o resultado na perspetiva de ganhar o encontro, desfazendo o empate existente (13-13).
Na segunda parte, aproveitando algum desgaste sentido no adversário, os arcuenses procuraram mudar o rumo dos acontecimentos. Após 15 minutos incaracterísticos, distanciaram-se no marcador com dois ensaios seguidos (25-13).
A dez minutos do fim do jogo, a equipa alentejana marcou um ensaio, o que deixou tudo em aberto até final do jogo. Os minhotos acabaram por segurar o resultado, apesar da pressão exercida pelo adversário no final do jogo.
No próximo sábado, o Clube de Rugby Arcos de Valdevez recebe o Rugby Clube de Santarém, num jogo que vale a presença as meias finais da competição.
Foto: Eduardo Pimenta