Luís Represas, Tim, vocalista dos Xutos e Pontapés e o Maestro Vitorino de Almeida são alguns dos nomes do panorama artístico nacional que vão integrar os vários momentos de celebração.
Para o presidente do Conservatório, Nuno Brito, esta é “uma data importante e que não poderia deixar de ser assinalada” e “nada melhor do que contar com um cartaz repleto de momentos únicos”. “Ao longo destes 10 anos de Conservatório houve um crescimento significativo no número de alunos e na forma como se ensinam as artes. Passamos a ter ensino artístico em Arcos de Valdevez e sabemos que esta forma de aprendizagem só acrescenta valores e capacidades aos nossos alunos. Atualmente temos 224 alunos e desses 91 estão em regime de ensino articulado com o Agrupamento de Escolas de Valdevez”, explica o presidente do CMDAV, acrescentando que “as artes e a cultura em territórios de interior são fundamentais para aproximar as crianças e jovens destes setores e dar-lhes a oportunidade de nas suas terras terem acesso, por exemplo, ao ensino de música, dança e teatro”.
Com esta programação para o ano de 2024, o CMDAV dá, mais do que nunca, provas de que tem todas as condições para continuar a trabalhar a educação artística em Arcos de Valdevez, com capacidade para crescer e continuar a receber alunos do concelho e de outras localidades vizinhas.
O primeiro momento acontece já no dia 26 de janeiro, na Casa das Artes, designado “Conversas na Escola” e que juntará em palco o músico Luís Represas, o comentador político Luís Marques Mendes e a atriz Sofia Nicholson, onde será debatida a importância da música na educação e na capacidade de influenciar positivamente o desenvolvimento de crianças e jovens.