O músico, que é natural de Viana do Castelo e se autodefine “tocador de phole”, apresenta-se agora em TRIO, uma nova vertente do seu trabalho a solo.
Nesta nova dinâmica juntam-se a ele Vítor Lima, na percussão, e Jaime Alvarez, no baixo elétrico, ambos com raízes no Alto Minho e vasto currículo musical: Vítor Lima, no canto e direção coral, a que alia a paixão pelo percussionismo, e Jaime Alvarez no contrabaixo, com percurso na música clássica e no jazz.
Nova formação alia a percussão e o baixo elétrico à concertina. Para João Gigante a nova face do projeto “traz uma outra sonoridade, mas sem perder a estética original”.
Vale a pena lembrar que, na sua versão anterior, o projeto liderado por João Gigante também passou por vários palcos do país, entre os quais Festival Bons Sons (2022), Triciclo (2020), Festa do Outono em Serralves e Museu Calouste Gulbenkian (2019). Em 2022, lançou o álbum a solo: Granito.
A primeira data confirmada para a atuação ao vivo do PHOLE | TRIO acontece no dia 17 de maio, no Centro Cultural de Paredes de Coura, no âmbito do Ciclo de Polinização. Outras datas serão anunciadas brevemente.
Em todos os concertos, o desenho musical será acompanhado com a projeção de um filme.