FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

27 Mar 2024

Assembleia da República! José Pedro Aguiar-Branco foi eleito mas vai dividir o cargo com o PS

Rádio Geice
José Pedro Aguiar-Branco

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Chegou ao fim o impasse para o cargo de presidente da Assembleia da República. PSD e PS chegaram a acordo e vão dividir a liderança com o social democrata José Pedro Aguiar-Branco a assumir os primeiros dois anos e um socialista, que se prevê que seja Francisco Assis, a exercer nos dois anos seguintes.

De lembrar que José Pedro Aguiar-Branco, eleito deputado pelo Círculo Eleitoral de Viana do Castelo nas Eleições Legislativas do dia 10 de março, era o único candidato ao cargo, esta terça-feira, na primeira votação, mas não foi eleito, dado que só conseguiu reunir 89 votos do mínimo de 116 de que necessitava.

Licenciado em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1980, José Pedro Aguiar-Branco despertou para a política no 25 de Abril de 1974, tendo sido militante da Juventude.

Foi nomeado Ministro da Justiça no XVI Governo Constitucional de Pedro Santana Lopes, entre 2004 e 2005, e em 2005, 2009, 2011 e 2015 foi eleito deputado nas X, XI, XII e XIII legislaturas.

Em 2009, tornou-se também Presidente do Grupo Parlamentar, e em 2011 assumiu a pasta da Defesa Nacional, nos XIX e XX Governos Constitucionais de Pedro Passos Coelho.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts