FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

24 Mar 2024

Eurovisão 1975! Duarte Mendes foi o representante desse ano

Diana Passos

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Portugal prepara-se para participar na Eurovisão, este ano, pela 55.ª vez. O "Grito", de Iolanda, é o tema que vai representar o nosso país na cidade de Malmö, na Suécia, em maio. Nesse sentido, a Rádio Geice vai dar a conhecer, diariamente, todos os artistas portugueses que participaram no certame.

José Henrique Duarte Mendes mais conhecido por Duarte Mendes é um cantor português e “capitão de Abril”. É um dos denominados “capitães de Abril”, pela sua intervenção na Revolução de 25 de Abril de 1974, fazendo parte do Movimento das Forças Armadas que derrubou o Governo de Marcelo Caetano, sendo oficial da Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas.

Duarte Mendes representou Portugal, na Suécia, com o tema “Madrugada“.  A canção descreve a alegria sentida em Portugal pelo sucesso da Revolução dos Cravos que teve lugar no ano anterior e em que Duarte Mendes tinha participado. O artista descreve o derrube do Estado Novo como um renascimento e uma madrugada para Portugal e canta que “o canto assim nunca é demais”.

A canção foi a 16.ª a ser interpretada na noite do evento, e mais uma vez ficou mal classificada, terminando em 16.º lugar (entre 19 participantes), recebendo um total de 16 pontos.

Veja aqui a atuação:

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts