A depressão Nelson, que se estende desde a Islândia até à região da Madeira, traz com ela “precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada” e, pelo menos, até domingo.
Nos pontos mais altos, é esperada queda de neve podendo, informa o IPMA, acontecer – em alguns períodos – abaixo dos 1000 metros de altitude.
Já as temperaturas não vão sofrer grandes alterações durante a semana. É, no entanto, esperada a subida da mínima já esta quarta-feira, voltando a descer na sexta-feira.
Prevê-se ainda “períodos com vento forte, a predominar do quadrante oeste, com rajadas até 85 km/hora, podendo ser superiores a 100 km/hora nas terras altas”, indica o IPMA.
Quanto ao estado do mar, o IPMA antecipa “agitação marítima forte num período de tempo alargado que pode ir até dia 30 [sábado], em especial na costa ocidental, com ondas de noroeste com cinco a sete metros de altura significativa”.
Na costa continental, entre os distritos de Viana do Castelo e Lisboa, vigora um aviso laranja por agitação marítima até às 3h00 de sexta-feira.
De Setúbal a Faro, vigora o aviso laranja por agitação marítima até às 15h00 desta quarta-feira.
Os distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda e Vila Real vão estar sob aviso amarelo entre as 18h00 desta quarta-feira e até às 9h00 de quinta-feira devido à previsão de queda de neve.
Já os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar esta quarta-feira sob aviso amarelo devido ao vento.