FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

25 Mar 2024

Portugal e mais cinco países da UE vão receber novos aviões de combate a incêndios

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Portugal e mais cinco Estados-Membros da União Europeia vão receber 12 novos aviões de combate a incêndios no âmbito do financiamento da Comissão Europeia para aumentar a capacidade aérea de combate a incêndios da rescEU, a reserva estratégica de resposta a situações de crise do Mecanismo de Proteção Civil da UE. Serão utilizados 600 milhões de euros de fundos da UE para adquirir 12 novos aviões, que ficarão sediados em seis Estados-Membros da UE: Croácia, França, Itália, Grécia, Portugal e Espanha.

Estes novos aviões serão utilizados para apagar incêndios em toda a União Europeia, em especial durante os difíceis meses de verão, em que vidas, casas e meios de subsistência são cada vez mais ameaçados por incêndios florestais de grande escala.

Há cinco anos, a Comissão Europeia atualizou o Mecanismo de Proteção Civil da UE e criou a rescEU para continuar a proteger os cidadãos contra catástrofes e gerir riscos emergentes. A rescEU foi criada como uma reserva de capacidades europeias e incluiu uma frota de aviões e helicópteros de combate a incêndios. A rescEU é integralmente financiada pela UE.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts