Segundo o modelo de referência da Meteored (ECMWF), quase todas as unidades territoriais portuguesas poderão registar anomalias de precipitação positivas na semana da Páscoa. Isto significa que, se a atual tendência se concretizar, ocorrerão quantidades de chuva acima da média de norte a sul do Continente e no Arquipélago da Madeira.
As anomalias de chuva mais acentuadas poderão verificar-se, de acordo com os mapas, na Beira Alta (distrito da Guarda) e na faixa do litoral entre os distritos de Coimbra e Leiria. Quanto ao Arquipélago dos Açores não se vislumbra nenhum desvio significativo em relação à média, exceto nas duas ilhas mais ocidentais (Corvo e Flores) e no Faial, territórios insulares onde o tempo poderá ser mais seco do que o habitual.
Vai estar calor ou frio na semana da Páscoa?
A mais recente atualização das tendências do tempo para a Semana Santa 2024 insiste, globalmente, em anomalias térmicas negativas em Portugal. Isto significa que, de um modo geral, estão previstas temperaturas inferiores à média climatológica de referência na maioria das regiões portuguesas.
O modelo de referência da Meteored aposta nesse cenário de tempo mais frio do que o normal de norte a sul do Continente e Arquipélago dos Açores. As anomalias de temperaturas mais acentuadas estão previstas para vastas zonas do interior Norte, Centro e Alto Alentejo.
No que diz respeito ao Arquipélago da Madeira vislumbram-se temperaturas a rondar a média, exceto numa pequena parte da ilha da Madeira e em toda a ilha de Porto Santo, zonas para as quais se prevê mais calor do que o habitual.