FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

18 Mar 2024

Recomendações para viajar de barco

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
.

Quando se viaja de barco, é preciso conhecer algumas coisas que farão com que se aproveite ainda mais a viagem. A seguir, explicamos uma série de recomendações para tornar a viagem de barco uma experiência inesquecível, no sentido positivo da palavra.

Em algumas ocasiões, as pessoas que não estão habituadas a sair para o mar sofrem de enjoos ou vômitos durante a navegação. Se é a sua primeira vez num barco, pode ser uma boa ideia ir à farmácia comprar antecipadamente alguns comprimidos para o enjoo. Se tiver sobrevivido ao primeiro dia no mar e não tiver sentido enjoo, provavelmente não precisará de tomar mais comprimidos no segundo dia.

Verifique sempre quais os artigos que faltam no barco, bem como quais as peças que podem ser velhas e suscetíveis de se avariarem, para poder levar consigo uma peça sobressalente, para o caso de ser necessário. Recomenda-se comprar numa loja náutica como a Forboat, para ter um atendimento totalmente especializado no assunto.

Pontos a considerar antes de zarpar

É aconselhável consultar o boletim meteorológico e a previsão marítima para saber se as condições meteorológicas serão ótimas para navegar. A navegação deve ser uma atividade agradável e não é aconselhável descobrir o lado menos agradável do mar repentinamente, pelo que, se não for um marinheiro experiente e o vento soprar acima da força 5 na escala de Beaufort, será melhor ficar em terra e esperar para sair para o mar noutro dia em que as condições do mar, as ondas e a força do vento sejam mais adequadas.

Para além de verificar as previsões meteorológicas, é importante ter o equipamento adequado para velejar com a máxima segurança e conforto. Nem todo o vestuário e calçado vendido nas grandes superfícies é adequado para a prática da vela, por mais que o design e as cores o façam parecer. Mesmo que esteja um dia de sol, é aconselhável levar roupa quente, uma vez que a temperatura pode ser mais baixa no mar devido ao vento. Também devemos usar chapéus e protetor solar para nos protegermos dos raios solares.

Antes de sair para o mar, é aconselhável falar com o capitão do barco para que ele possa dar algumas recomendações de segurança. Devemos vestir os nossos coletes salva-vidas e ouvir os seus conselhos. Ele dir-nos-á onde nos podemos sentar no barco ou que papel podemos desempenhar no barco. Por último, é aconselhável que, antes de sair para o mar, nos familiarizemos com o vocabulário marítimo básico (proa, popa, bombordo, estibordo, boca, comprimento).

Dicas para a navegação

Quando nos informamos sobre o seguro de embarcações de recreio, somos alertados para a importância de vigiar constantemente a embarcação, o estado do mar e respeitar os regulamentos internacionais quando estamos a navegar.

Devem ser tomadas precauções extremas se viajarmos com crianças, uma vez que estas são mais suscetíveis a queimaduras ou pancadas.

Em caso de agravamento das condições meteorológicas ou se estas ocorrerem de forma inesperada, é aconselhável amarrar qualquer elemento que possa deslocar-se através do barco e regressar ao porto.

Estabelecer uma escuta permanente no canal 16 de VHF.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts