Este ano, haverá uma pipa gigante, uma obra-prima pensada pela Quintas de Melgaço, para celebrar a 30.ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro.
Por considerar ser um símbolo tradicional no mundo do vinho e uma representação marcante da cultura vinícola, o Município de Melgaço abraçou o desafio, acreditando que será um verdadeiro tributo ao território.
“A pipa não só simboliza a grandiosidade do evento, como honra todo o trabalho e dedicação que, ao longo dos anos, tem sido feito na sub-região“, diz o administrador da empresa, Pedro Soares.
Durante o evento, esta pipa gigante acolherá emissões em direto de diversos órgãos de comunicação social e algumas atividades promovidas pelo município e pela Quintas de Melgaço, direcionadas aos visitantes.
O programa da rádio Renascença “As Três da Manhã”, com as locutoras Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques, será a primeira ação: em direto, entre as 7h e as 10h, do dia 26 de abril, sexta-feira.
No interior da pipa, ao longo dos três dias do evento, os visitantes terão também a oportunidade de viajar pelo território, através da utilização de óculos de realidade virtual. Todos os momentos serão divulgados nas redes sociais da Festa ( Facebook e Instagram).
A 30.ª edição do evento reunirá 29 produtores de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e 16 produtores de produtos locais / inovadores.
18 produtores de alvarinho de Melgaço: Adega do Sossego, Alvaianas, Anselmo Mendes, Casa de Canhotos, Casa de Midão, Dom Ponciano, Dom Salvador, Dona Paterna, Encostas da Capela, Encosta dos Castelos, Quinta da Pigarra – Encostas de Melgaço, Quintas de Melgaço, Quinta do Louridal – Poema, Quinta do Regueiro, Pequenos Rebentos – Márcio Lopes, Soalheiro, Terras de Real e Valados de Melgaço.
11 produtores de alvarinho de Monção: Alvaminho, Cortinha Velha, Encosta de Sende, Encostas do Mouro, Monsão 1261, Provam, Quinta das Pereirinhas – Foral de Monção, Quinta de Alderiz, Quinta de Setas, Quinta do Mascanho e Terras de Conclave.
16 produtores de produtos locais / inovadores: Aveleira – Fumeiro Tradicional, Crepes Prendokas, Delícias de Alvaredo, Fumeiro das Tias – Sabores de Virtelo, Melgaço em Sabores, O Casal, Produtos de Alvaredo, Prados de Melgaço – Queijaria, Produtos Inovadores (MinhodKa, Artesanali’s, Hidromel de Alvarinho e MonsãoGin), Roscas de Melgaço, Saberes da Tradição, Sabores Castrejos e Sabor do Céu.
Com uma área de 3800m2, o certame apresentará ainda espaços específicos para a restauração (com capacidade para cerca de 480 pessoas sentadas), onde quatro restaurantes – Miracastro, Miradouro do Castelo, O Brandeiro e Tasquinha Castreja – apresentarão excelentes propostas gastronómicas, e contará ainda com a presença de sete stands de animação turística/institucionais – Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Melgaço Radical; Associação Coraltours Minho; Associação Portuguesa do Cão de Castro Laboreiro; Associação Promotores Turísticos Branda da Aveleira; Escola Superior de Desporto e Lazer; EPRAMI – Escola Superior do Alto Minho Interior; e Montes de Laboreiro/Melgaço WhiteWater.
Serão um total de 53 expositores. Juntos, vão dar a conhecer o potencial da região num certame que atrai milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza e ainda melgacenses emigrantes.
Durante os três dias do evento será ainda possível assistir a showcookings protagonizados pelos chefes Rui Paula, Hélio Loureiro e David Couñago Freire, que apresentarão propostas gastronómicas harmonizados com alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço. E, ainda, assistir a quatro provas comentadas de vinhos: Valéria Zeferino, da Revista Grandes Escolhas, que se debruçará na temática “Alvarinho à prova do tempo”; a Associação de Produtores de Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço – (APA), com o tema “Monção e Melgaço: Um Terroir Único”; Beatriz Machado, da Nieeport, com a temática “Uma Casta. Vários Estilos de Vinho”; e Manuel Malfeito, do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, com o tema “Entender as diferentes expressões do Alvarinho, sem descrever aromas nem dar notas”.
Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento contempla ainda o concurso do Mel, Salpicão, Presunto e Broa de Melgaço, produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), mas também momentos de animação musical, diurna e noturna, que serão protagonizados por Quim Barreiros, pelo Grupo América, pelo Dj Viktor Soul, pelo grupo Charanga Camisas Negras, por Berto Boss, com o espetáculo Forever 80´s, e por um encontro de grupos folclóricos (Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço, Danças e Cantares Castrejos, Grupo Danças e Cantares de Mazedo e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tramagal). Haverá, ainda, uma diversidade de atividades paralelas, de animação turística e desportiva e, também, de enoturismo, que permitirão dar a conhecer Melgaço. Programa completo aqui.
ESPAÇO ESPECÍFICO PARA APRESENTAÇÃO DE (NOVOS) PRODUTOS
Depois do sucesso de 2023, a autarquia volta a apostar numa área específica para provas personalizadas, no interior do recinto, onde os produtores poderão apresentar os seus (novos) produtos. Enquanto na última edição a ação era dirigida a profissionais do setor, este ano os produtores poderão realizar provas, previamente agendadas, dirigidas ao público em geral. A ação assume-se, fundamentalmente, como uma forma de permitir aos participantes estabelecerem parcerias e negócios e terá lugar no espaço das Provas Comentadas e Showcooking.
SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL
• 17h30 – VALADOS DE MELGAÇO: Valados de Melgaço 2022 e Roscas de Alvarinho
SÁBADO, 27 DE ABRIL
• 16h00 – QUINTAS DE MELGAÇO: QM Barro
• 16h30 – SOALHEIRO: Soalheiro Cota 27
• 17h00 – ANSELMO MENDES: Espumante Muros Antigos Alvarinho
• 18h30 – QUINTA DAS PEREIRINHAS: Alvarinho GRANDE RESERVA 2020
• 19h00 – PROVAM: Geleia de Alvarinho – A DUQUESA- e o Côto de Mamoelas assemblage 2019
• 19h30 – HDNP MONSÃO: Vinho Monsão 1261 e GIN Monsão
A Festa do Alvarinho e do Fumeiro é organizada pela Câmara Municipal de Melgaço e decorre nos dias 26, 27 e 28 de abril: na sexta-feira e domingo entre as 10h e as 04h00 e no domingo entre as 10h e as 20h00.
O certame é de entrada livre, mas os visitantes terão de adquirir o copo de prova no stand da organização do evento, pelo valor de 3,5€. PROGRAMA AQUI!