A Juventude de Viana partiu para este jogo com o UD Oliveirense B com a certeza que tinha de vencer a partida para conseguir entrar na fase de promoção à 1.ª divisão nacional de hóquei em patins, já que tinha apenas mais um ponto na classificação do que o terceiro lugar ocupado pelo CD Póvoa, que jogava nesta última jornada em Valença, frente à equipa local.
O jogo começou mal para a equipa de Viana do Castelo, que aos dois minutos, viu a formação da casa abrir o marcador. A Juventude de Viana não esmoreceu e ainda antes do intervalo fez a reviravolta no score, e saiu para o descanso a vencer por 1-3. Margem confortável que dava alento para a segunda parte.
Na etapa complementar, a Juventude de Viana não tirou o pé do acelerador e marcou por mais quatro vezes, sofreu ainda mais um tento, que não fez perigar a vitória, e o resultado final foi de 2-7.
Marcaram para a equipa da Juventude de Viana, Nuno “Gabi” Silva, (2), Carlos Oliveira (2), Martim Almeida (1), João Araújo “Futuro” (1) e Pedro Batista (1).
Em Valença, o CD Póvoa venceu o Valença HC por 2-5, e acabou o campeonato em terceiro lugar.
No próximo dia 1 de Junho, começa a jogar-se o play-off de subida com o segundo classificado da 2.ª divisão, zona sul, que será ainda conhecido este sábado.