A decisão da autarquia vianense surge na sequência do anúncio do Grupo Avic que anunciou a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras em Viana do Castelo.
Em causa está o valor proposto pela autarquia vianense para compensação por quilómetro percorrido por dia, atribuída às operadoras, ao abrigo dos apoios do Governo aos transportes públicos.
De acordo com um comunicado, a empresa vai suspender os circuitos da cidade de Viana do Castelo e o serviço interurbano entre a freguesia de Carvoeiro e Viana do Castelo, bem como vários horários nas linhas :Portela de Suzã – Viana do Castelo, Fragoso (Barcelos) – Viana do Castelo, Forjães (Esposende) – Viana do Castelo, Viana do Castelo – Castelo Neiva e Viana do Castelo – Ponte de Lima.
Em reação, o município manifesta a sua “responsabilidade e compromisso perante vianenses”, referindo que são a sua “prioridade”.
“Faremos o que estiver ao nosso alcance para nunca os prejudicar e, por isso, em face desta comunicação, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, irá assumir de forma transitória e a título excecional, o transporte dos circuitos urbanos da Cidade e de Areosa e Meadela com autocarros próprios e de forma gratuita”, sublinha o município.